Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Resultado da Busca

A busca para o autor ou coautor encontrou: 2 resultado(s)


Associação de cistite hemorrágica com o uso de ketamina em altas com doses em pediatria

Raquel de Seixas Zeitel; Camila Furtado Guedes Pinto; Rodrigo Moulin Silva; Natalia de Sousa Nascimento; Pedro Dutra Barros; Bruna Ferro Filardi

Revista de Pediatria SOPERJ - V.13 (supl 1), Nº2, p49, Dezembro 2012


Palavras-chave:

Traumatismo craniano em pediatria

Craniocerebral trauma in pediatrics

Raquel de Seixas Zeitel; Rosana Andrade Flintz; Carolina Castro Nogueras

Revista de Pediatria SOPERJ - V.17(supl 1), Nº1, p63-71,  2017

Resumo

INTRODUÇÃO: o traumatismo cranioencefálico na infância é causa frequente de atendimento nas emergências do Brasil e do mundo. Reconhecer precocemente a gravidade do traumatismo cranioencefálico e oferecer o manejo adequado reduz, de forma acentuada, a morbimortalidade.
OBJETIVO: apresentar uma revisão atualizada da classificação do trauma craniano em pediatria, discutindo o manejo em condutas atualizadas, bem como suas complicações. Revisar as indicações da tomografia e a conduta frente aos casos mais graves até a transferência para unidade de terapia intensiva.
FONTE DE DADOS: base de dados Medline e Biblioteca Virtual em Saúde. Artigos científicos e guidelines sobre trauma cranioencefálico, publicados de 1991 a 2017, foram selecionados e analisados.
SÍNTESE DOS DADOS:
no curso deste artigo, abordamos a fisiopatologia do trauma cranioencefálico, assim como a sua classificação em leve, moderada e grave, focando no manejo adequado desses pacientes.
CONCLUSÃO: o traumatismo craniano em pediatria é, majoritariamente, classificado como leve, mas os casos graves ainda apresentam mortalidade alta com grande ocorrência de sequelas. O tratamento adequado do trauma craniano e de suas complicações é indispensável na redução da morbimortalidade.


Palavras-chave: Traumatismos craniocerebrais; Criança; Edema encefálico.